Bebida emblemática do Peru, o Pisco tem sua chegada no país datada no século XVI, quando a Espanha levou as primeiras videiras para Cusco. Elas foram cultivadas no Vale de Ica, próximo a um povoado chamado Pisco – palavra da língua indígena Quéchua que significa ‘pássaros’.
Para sua fabricação, as uvas passam por cubas de fermentação. Em seguida, o líquido vai para o alambique para a destilação. Para finalizar, ele repousa por pelo menos três meses.
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No Peru, a bebida é fabricada com variedades de uvas aromáticas (Italia, Albilla, Moscatel e Torontel) e não aromáticas (Quebranta, Negra Criolla, Molar e Uvina), que dão origem a 4 tipos de pisco:
- Puro: elaborado com uma variedade de uva não aromática. É ideal para elaboração de coquetéis como o Pisco Sour.
- Acholado: proveniente de uma mescla de diferentes tipos de uva.
- Mosto verde: produzido com uvas que ainda não completaram o processo de fermentação, destiladas antes da transformação do açúcar em álcool.
- Aromático: elaborado com uvas aromáticas como a Itália. É o pisco ideal para drinks suaves mais adocicados.
Recentemente, o destilado foi a grande estrela de uma masterclass que a Comissão de Promoção de Exportações e Turismo do Peru no Brasil (PROMPERÚ) realizou em São Paulo, no restaurante Cantón.
Exclusiva para convidados, a aula magistral, que aconteceu no día 25 de novembro, foi conduzida pelo bartender peruano Paul Berrospi Laos, um dos primeiros a trabalhar diferentes tipos de Pisco no Sul do Brasil, onde vive e comanda o balcão do Bar da Mata.
A gastronomia do encontro foi assinada pela equipe do chef peruano Marco Espinoza, proprietário do Cantón, casa de culinária peruana com influência chinesa – conhecida como “chifa”.
“O Peru tem o prazer de apresentar ‘Pisco, the Spirit of Peru’, marca que representa a sua bebida espirituosa mais emblemática. Pisco é um destilado feito com paixão para deliciar o paladar e o coração do mundo. É um forte símbolo de tradição que vem se destacando na coquetelaria mundial”, resume Sílvia Seperack, diretora da PROMPERÚ Brasil.
A masterclass apresentou a história do Pisco no Peru, insights de preparo e mixologia com produtos de três importantes adegas do país: Pisco Santiago Queirolo Quebranta, Pisco Barsol Selecto Acholado e Pisco Sarcay Puro Italia.
“Foi uma excelente oportunidade de destacar a diversidade e excelência da bebida, pasando por suas diversas notas e perfis de sabor, que representam a riqueza de um dos principais produtos peruanos”, finaliza Paul Berrospi Laos.