cine lido
Cidade Últimas

Renasce uma estrela: icônico Cine Lido será transformado em moderna casa de espetáculos

Curitiba está prestes a ganhar um novo marco cultural: o antigo Cine Lido, um ícone do cinema paranaense, será transformado em uma moderna casa de espetáculos multiuso. Com inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2026, o espaço promete revitalizar a cena cultural da cidade, unindo tradição e inovação no coração do Centro. Localizado na Rua Ermelino de Leão, entre a Cruz Machado e a Cândido Lopes, o novo Cine Lido terá capacidade para cerca de 2.500 pessoas e contará com tecnologia de ponta, sete bares e uma estrutura versátil para receber shows, espetáculos e eventos corporativos.

O projeto é liderado por nomes de peso do entretenimento brasileiro, como Malu e Patrik Cornelsen, da Planeta Brasil Entretenimento, e Gian Zambon e Bruno Neves, da SevenX. Juntos, eles buscam resgatar a essência cultural do cinema que marcou gerações de curitibanos. “Não se trata apenas de recuperar um imóvel histórico ou um cinema icônico, mas também de contribuir para a revitalização do Centro de Curitiba. Estamos chamando o conceito do projeto de ‘renasce uma estrela’”, destaca Gian Zambon.

Foto: Divulgação

O projeto arquitetônico, assinado pelo renomado arquiteto João Uchôa, é inspirado no estilo Art Déco e promete encantar os visitantes com sua estética elegante e funcional. Uchôa, responsável por cenografias de grandes eventos como Rock in Rio e The Town, traz sua expertise para criar um espaço que une história e inovação. Além da estrutura física, o novo Cine Lido contará com tecnologias avançadas, como venda antecipada de ingressos e itens de alimentação por biometria, inteligência artificial para personalizar experiências e um sistema de cashback para eventos.

“O perfil multiuso é um grande diferencial do projeto. O Cine Lido poderá receber espetáculos de todos os gêneros, shows nacionais e internacionais de diferentes portes, além de eventos corporativos e sociais de variados tamanhos”, destaca Bruno Neves.  A iniciativa, 100% privada, conta com o apoio da Prefeitura de Curitiba e já recebeu elogios de figuras como o ex-prefeito Rafael Greca, que celebrou a iniciativa em suas redes sociais: “O coração de Curitiba vai bombar na Ermelino de Leão”, escreveu Greca.

Quer saber o que acontece de saboroso na cidade? Confira aqui!

Com três andares e 2.000 m², o espaço promete ser um ponto de encontro para curitibanos e turistas, oferecendo fácil acesso por transporte público e estacionamentos próximos, incluindo dois ao lado do prédio, com 400 e 700 vagas, respectivamente. Inaugurado em setembro de 1959, o Cine Lido foi um dos principais cinemas de Curitiba por décadas. Em 1984, passou por uma ampla reforma e ganhou duas salas de exibição, o Lido I e o Lido II. No início dos anos 2000, deixou de operar no circuito comercial de filmes, mas sua história permanece viva na memória dos curitibanos.

Foto: Hully Paiva/SECOM