Seja gourmet, smash, de fast food, acompanhado de fritas ou não, a verdade é que todo mundo fica feliz quando um certo sanduíche chega na mesa. Para homenagear o preparo, 28 de maio foi escolhido como Dia Mundial do Hambúguer. E essa não é a única homenagem que o prato recebe. Ao longo dos anos o hamburguer deixou sua marca na cultura popular mundial.
O querido já caiu do céu em Tá Chovendo Hambúrguer, deu uma fortuna a um palhaço ranzinza em Os Simpsons, foi a fonte de renda de uma das famílias mais controversas em Bob’s Burger e já chegou até no fundo do mar em Bob Esponja.
Apesar de prático, fácil e popular nas animações, O Menu prova que um habúrguer pode mudar tudo. No filme, –spoilers à frente– a personagem de Anya Taylor-Joy se encontra numa sinuca de bico e para tentar salvar sua pele, desafia o chef desequilibrado interpretado por Ralph Fiennes a preparar um hambúrguer perfeito. Os momentos de tensão que acompanham cada mordida da personagem vão ficar na história e nos pesadelos dos que assistiram por anos a fio.

E quem se lembra quando a Carrie Bradshaw de Sex and The City topou ir com o fofo do Adam para uma cabana no meio do nada? A pobre jornalista fã de brunches e sapatos mais caros do que ela pode pagar aproveitou a primeira oportunidade para fugir da sua versão de Largados e Pelados e foi direto para um drive-trhu. O pedido? Um cheeseburger, uma batata frita grande e um Cosmopolitan. Babilônica!

Mas o pedaço de mídia que ficou mesmo na memória dos brasileiros crônicamente online não tem nada a ver com a ficção (dependendo do ponto de vista). O ano era 2013 e a internet só falava de uma coisa: Jennifer do X-Burgui. No polêmico programa do apresentador João Kléber, Você na TV, Jennifer revelou se prostituir em troca de x-burgers. Claro que era uma típica armação da TV aberta brasileira onde a nova subcelebridade foi contratada para fingir que estava contando um segredo bombástico ao seu cônjuge. Sendo mentira ou não, o Twitter/X não esquece, e ela continua famosa nos corações dos internautas.

E se depois desse papo bateu uma vontade de comer um hambúrguer caprichado, confira aqui 3 lugares para comer hambúrguer em Curitiba.
Foto: 20th Century Studios