parque
Últimas Cidade Fome de Cultura

Fome de Cultura: parque é história viva no coração da cidade

Não há quem passe pelo centro que não seja impactado pela presença do Passeio Público. O primeiro parque da Curitiba tem histórias de sobra pra contar: desde a coroação de um mestre das palavras ao primeiro voo de balão da capital. O espaço lembrado pela sua beleza natural, faz parte do lazer curitibano e continua encantando a cidade com o passar das estações.

Inaugurado em 1886, o Passeio Público assumo o posto de o parque mais antigo da cidade e um marco importante na história da capital. O projeto inicialmente tinha como objetivo principal sanear e embelezar o banhado do Rio Belém. Encabeçando o projeto, o italiano ervateiro Francisco Fasce Fontana prometeu que a obra iria beneficiar todos os moradores e assim, injetando do seu próprio dinheiro na construção, o fez.

E ele não foi o único! Outros barões do mate, que viam na obra uma oportunidade de valorização de seus terrenos, também investiram no parque. Espécies raras de plantas foram trazidas para compor a paisagem, enquanto equipamentos de lazer, como um carrossel, foram instalados para atrair o público. Assim como o Batel, a Glória, como era chamado o bairro, se tornou uma das vizinhanças mais elitizadas da capital.

Quer saber o que acontece de saboroso na cidade? Confira aqui!

Ao longo de sua história, o parque foi palco de eventos culturais importantes. Em 1909, foi o local da primeira decolagem de balão em Curitiba, realizada por Maria Aída, a primeira mulher do Brasil a voar sozinha. Já em 1911, a coroação de Emiliano Perneta como príncipe dos poetas paranaenses também aconteceu ali.

Em 2019, o Passeio Público passou por uma grande reforma. A revitalização incluiu a demolição de estruturas antigas e a construção de novas áreas, como um palco flutuante para apresentações culturais e artísticas. Além disso, a reforma trouxe novas espécies de plantas, flores e espaços mais abertos.

Hoje, o Passeio Público continua atraindo visitantes, tanto moradores quanto turistas. Além de ser um ponto de convivência, o parque também é conhecido pelas garças-brancas que, todos os anos, escolhem o local como berçário. Também, quando Curitiba se torna a Capital do Natal, o parque é palco de apresentações natalinas e seu carrossel ganha cores e luzes que celebram a época.

Serviço – Parque Passeio Público

Endereço: R. Presidente Carlos Cavalcanti, s/n – Centro

Funcionamento: de terça a domingo, das 06h às 20h