mon
Últimas Cidade Fome de Cultura

Fome de Cultura: MON recebe exposição de artista francês Jean-Michel Othoniel

Nesta sexta, 22 de novembro, o Museu Oscar Niemeyer recebe uma nova exposição feita especialmente para ele. O artista francês Jean-Michel Othoniel apresenta “O Olho da Noite” que, com curadoria de Marc Pottier, ocupa o Olho, os Espaços Araucária 1 e 2 e a área externa (espelho d’água). Ainda, na inauguração e aniversário do museu, a entrada será gratuita.

Composta por 25 obras de grandes dimensões, a exposição mistura materiais como vidro espelhado, aço inoxidável e folhas douradas. Logo na entrada do MON, o público será recebido por esculturas monumentais instaladas no espelho d’água. Inspiradas em flores, elas parecem flutuar, refletindo a arquitetura modernista de Niemeyer e o céu curitibano.

Quer saber o que acontece de saboroso na cidade? Confira aqui!

No chão, um mar de tijolos de vidro azul cria um jogo de luzes e reflexos, ligando o universo arquitetônico do prédio a uma constelação imaginada pelo artista. Essa proposta dialoga com a ideia do MON de extrapolar os limites das salas expositivas e levar a arte para todos os espaços do museu.

Desde os anos 1990, Othoniel se consolidou como um dos maiores nomes da arte contemporânea. Suas obras são reconhecidas por combinar técnicas tradicionais de artesanato com conceitos inovadores. Ele já assinou projetos emblemáticos, como as fontes de vidro dourado nos jardins do Château de Versailles e as 114 esculturas da instalação “Alfa”, no Museu Nacional do Qatar.

No MON, o público terá a oportunidade de mergulhar no universo multifacetado de Othoniel. De instalações grandiosas a esculturas detalhadas, sua obra não apenas encanta, mas também provoca reflexões sobre luz, espaço e a interação entre arte e arquitetura.

Serviço – O Olho da Noite no MON

Data: de 22 de novembro de 2024 até 25 de maio de 2025

Endereço: R. Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico

Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h

Ingressos: a partir de R$ 7,50 no site e na bilheteria do local