Cidade Últimas

Fome de Cultura: conheça museu escondido da Mateus Leme

Quando se visita Curitiba é sempre falado do Jardim Botânico, do Museu Oscar Niemeyer, da Catedral… Eu prefiro pensar que a beleza da cidade mora nos pequenos detalhes, nas ruazinhas escondidas, nas suspresas de cada esquina. E em uma dessas andanças, um dos lugares mais charmosos para se deparar é o Museu Casa Alfredo Andersen, ali na Mateus Leme.

A casa, de fachada tão simétrica que parece cenário de um filme do Wes Anderson, foi a morada e escola de um dos principais percursores da arte paranaense. Mesmo nascido na Noruega, Afredo Andersen deixou a vida europeia depois de morar e se apaixonar no litoral parananese. Casado com a paranaguara Ana de Oliveira, o pintor se mudou para capital, onde ensinou em seu ateliê e nas principais instituições paranaense, incluindo a Escola de Belas Artes e Industrias, a primeira dedicada ao ensino artistico do estado.

Foto: Museu Casa Alfredo Andersen

Suas obras, que hoje podem ser apreciadas gratuitamente no Museu, são majoritariamente paisagens, mas o artista ainda era conhecido pelos seus retratos e cenas de gênero. Com influencias romanticas, realistas e impressionistas, a maior parte de sua formação artística se deu na europa, inclusive sob a tutela de  Wilhelm Krogh e Carl A. Andersen.

Preservar a memória e legado de Andersen tem sido uma prioridade para cidade desde a primeira metade do século XX. Além de expor os trabalhos do norueguês, desde 2019, o Museu Casa Alfredo Andersen também abre espaço para novos talentos serem desenvolvidos na Academia, que oferece cursos regulares de Desenho, Cerâmica e Pintura, com vagas destinadas à comunidade.

museu
Foto: Kraw Penas/SEEC

Ao visitar a antiga casa de Alfredo, experiência é de conhercer além de um monumento arquitetônico ou apreciar algumas obras, é sentir-se parte da história da capital, poder ver de perto o trabalho de quem agiu ativamente na formação do que veio a se tornar o DNA artístico da capital. Poder andar pelos mesmos corredores que a realeza da arte paranaense é possível e não custa nada.

Quer saber o que acontece de saboroso na cidade? Confira aqui!

Foto: Anderson Tozato/SEEC

Serviço – Museu Casa Alfredo Andersen

Endereço: Rua Mateus Leme 336 – Centro

Funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 17h

Entrada Gratuita