museu
Cidade Fome de Cultura Últimas

Fome de Cultura: museu preserva arte impressa nacional e internacional

Curitiba é uma cidade que respira arte e cultura em cada esquina. Um dos espaços que mantém essa tradição viva é o Museu da Gravura Cidade de Curitiba, localizado no icônico edifício tombado que hoje abriga o Centro Cultural Solar do Barão. Inaugurado em 1989 e vinculado à Fundação Cultural de Curitiba , o museu é dedicado exclusivamente à gravura, explorando suas diversas modalidades, como xilogravura, litografia, gravura em metal e serigrafia.

O museu não apenas preserva, mas também promove a gravura nacional, com ênfase em novos talentos. O acervo conta com cerca de 2.600 obras, entre elas estão criações grandes mestres da arte moderna, como Pablo Picasso, Louise Bourgeois e Andy Warhol. Entre os brasileiros, se destacam Oswaldo Goeldi, Amilcar de Castro, Cildo Meireles e Poty Lazzarotto.

Além das exposições de longa e curta duração, o Museu da Gravura também se destaca por suas iniciativas educacionais. Com uma biblioteca especializada, o espaço oferece cursos regulares e oficinas conduzidas por artistas convidados, além de um atendimento especial para escolas, aproximando o público jovem das técnicas e da história da gravura.

Quer saber o que acontece de saboroso na cidade? Confira aqui!

O setor de pesquisa do museu é outro ponto alto, promovendo a articulação entre a produção acadêmica e as exposições realizadas. Além disso, o Prêmio Cidade de Curitiba, concedido durante a Mostra de Gravura, contribui para a constante renovação e expansão do acervo..

Seja para descobrir nomes consagrados ou para se surpreender com novos talentos, o Museu da Gravura da Cidade de Curitiba é um verdadeiro ponto de encontro para amantes da arte impressa, reforçando o papel da cidade como um polo da produção contemporânea.

Foto: Flavio Antonio Ortolan

Serviço – Museu da Gravura Cidade de Curitiba

Endereço: R. Pres. Carlos Cavalcanti, 553 – Centro

Funcionamento: de terça a sexta feira, das das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábado, domingo e feriado, das 12h às 18h