Depois de 17 anos no mercado gastronômico, Vinícius França, criador do Sabores de Curitiba, planeja estender a sua influência. Em 2025, o publicitário expande as atuações do seu canal e lança três novos projetos enfatizando a credibilidade e pluralidade do seu negócio.
O Sabores de Curitiba, que hoje assume o posto de guia gastronômico mais influente da capital, começou há oito anos, e só em 2024 faturou mais de meio milhão de reais. A fonte do sucesso do perfil no Instagram se dá pelas suas raízes que estão completamente ligadas à paixão pela gastronomia e pela cidade.
A largada para esse legado começou antes mesmo do primeiro login no Instagram. Sua inclinação aos projetos criativos, que o levou ao curso de publicidade e propaganda, e o seu ímpeto inovador fizeram o curitibano buscar sempre por novidades. Além disso, a ideia de que relações se constroem à mesa foram ingredientes fundamentais para o sucesso dessa jornada.

Vinícius, que já trabalhava no meio de comunicação e gastronomia, começou a trilhar sua carreira com eventos voltados para a cozinha. Primeiro com produções junto à Prefeitura de Curitiba, no Mercado Municipal, com a presença de grandes chefes como a premiada Manu Buffara. Depois, seguindo as tendências da época, levou a gastronomia para as praças e criou o Alto Juvevê Gastronomia, feira gastronômica que foi o começo de muitos negócios na cidade, como a Cookie Stories e o Curry Pasta.
O projeto levou o empresário a fazer parte de um dos feitos recentes que mais trouxeram impacto para a gastronomia da cidade nos últimos anos: a criação dos pólos gastronômicos da cidade. Vinicius auxiliou ao então vereador Bruno Pessuti na criação da lei (005.00018.2017), que deu origem ao Pólo Gastronômico Alto Juvevê e tantos outros que hoje existem na capital.
Assim, continuando seu desejo de fomentar a gastronomia local, Vinícius apresenta três novos projetos. O podcast “Me Passa a Receita”, o portal Sabores de Curitiba e o Guia Sabores.
No podcast, projeto do coração do curitibano, Vinícius recebe à mesa convidados especiais em bate-papos que revelam ingredientes especiais do sucesso de chefs e empresários da cidade. Na segunda temporada, que estreia no dia 19 de maio, os oito episódios contam o passo-a-passo de como abrir o seu negócio, e conta com a participação de chefs premiados como Lênin Palhano, Dudu Sperandio e Léo Macedo, além de especialistas, como a consultora do Sebrae, Márcia Giubertoni.

Já o portal Sabores de Curitiba ganha uma nova cara. O espaço, que já fazia parte dos canais da marca, foi repaginado apresentando um novo jeito de conversar com o leitor. A proposta é trazer os amantes da gastronomia para perto, com reportagens e entrevistas exclusivas, agenda gastronômica da cidade, além de, claro, continuar indicando os melhores lugares para comer em Curitiba.
Por último, com o Guia Sabores, Vinícius almeja dividir suas experiências com o público. Inspirado nos grandes guias mundo afora, tendo em foco a democratização da gastronomia local, ele avaliou os mais de 300 restaurantes visitados no último um ano e meio e os classificou em uma lista enxuta, com os melhores espaços de cada segmento na cidade, levando em consideração o atendimento, a culinária e a ambientação de cada lugar.
E desta forma, Vinícius amplia os caminhos do Sabores de Curitiba sem perder de vista sua essência: valorizar a cena local com conteúdo relevante, curadoria responsável e paixão pelo que se come. A expansão do canal marca um novo capítulo, mas com o mesmo propósito de sempre: transformar experiências gastronômicas em histórias que conectam.