sustentabilidade
Últimas Cidade Fome de Cultura

Fome de Cultura: símbolo de sustentabilidade se camufla na paisagem natural da cidade

Curitiba oferece alguns marcantes refúgios naturais para seus moradores. A cidade adornada com parques tem como uma de suas marcas a sustentabilidades. Por isso, não é surpresa que um centro ecológico more no meio da capital. A Universidade Livre do Meio Ambiente, há 32 anos, dissemina o conhecimento sustentável de a fim criar uma postura ambientalmente correta nos cidadãos.

Antes de ser o palco da ecologia curitibana, o espaço onde hoje Unilivre ocupa foi uma pedreira utilizada para extrair granito. Depois de desativada em 1983, em 5 de junho de 1991 a antiga pedreira deu espaço para a universidade, que nasceu a partir do projeto do urbanista Jaime Lerner.

Quer saber o que acontece de saboroso na cidade? Confira aqui!

E o plano sustentável está em todos os cantos deste projeto, inclusive em seus materiais. A famosa estrutura que se tornou a identidade do local é feita com troncos de eucalipto e vidro, ressaltando a importância da madeira no uso industrial. Além disso, a construção se integra perfeitamente à paisagem do Bosque Zanielli.

Depois de três décadas de história, a instituição segue se propondo a ensinar práticas ecológicas e sustentabilidade por meio de cursos regulares e esporádicos, promovendo diálogos acessíveis e enriquecedores para pessoas de todas as idades e origens. A melhor parte é que não existe pré-requisito de educação formal para a participação do curso.

Serviço – Unilivre

Endereço: Rua Victor Benato – Pilarzinho

Funcionamento: de segunda a sábado, das 08h às 17h