Perto de completar 140 anos de história, o Teatro Guaíra, como é conhecido, carrega em sua trajetória marcos da história paranaense. Atualmente, o Centro Cultural Teatro Guaíra vai além das paredes do teatro e impacta a sociedade com seu zelo e vontade de compartilhar as artes.
A história do Teatro Guaíra começou em 1884, quando foi inaugurado o Theatro São Theodoro, onde é atualmente Biblioteca Pública do Paraná. Durante dez anos, o Theatro lotou sessões até a chegada da Revolução Federalista, quando as apresentações artísticas deram lugar ao cárcere. Em 1900, o espaço finalmente reabre com o nome de Theatro Guayrá.
A alegria da comunidade artística dura quase quatro décadas até que em 1939 o amado teatro é demolido. Eis que a campanha para um espaço dedicado às artes começa e, devido ao ventos e clima político favoráveis, rende frutos. Em 1952, o primeiro dos três auditórios que compõem o complexo, o Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) é inaugurado. A vez do Guairão, o auditório Bento Munhoz da Rocha Netto, ser inaugurado chega em 1974, seguida da inauguração do Miniauditório (Glauco Flores de Sá Brito), em 1975. Além dos auditórios da sede em frente a praça Santos Andrade, também faz parte do CCTG o Teatro da Classe (Jose Maria Santos) localizado na rua Treze de Maio.
Quer saber o que acontece de saboroso na cidade? Confira aqui!
O projeto do Centro Cultural Teatro Guaíra foi assinado pelo arquiteto Rubens Meister e, com seus 16.900 metros quadrados, comporta 2.757 pessoas em seus três auditórios somados. Ainda, hoje o centro conta com quatro corpos artísticos: a Escola de Dança Teatro Guaíra, o Balé Teatro Guaíra, a Orquestra Sinfônica do Paraná e o G2 Cia. de Dança.
Corpos Artísticos
Desde inauguração do primeiro auditório, faz parte da missão do Centro Cultural Teatro Guaíra ser um espaço de produção artistica do estado. Com isso, em 1956 foi criado o Curso de Danças Clássicas do Teatro Guaíra, o que veio a se tornar a atual Escola de Dança Teatro Guaíra. A partir daí foi formado a terceira mais antiga companhia de balé do país, o Balé do Teatro Guaíra, que ganhou notoriedade com a estreia do espetáculo “O Grande Circo Místico”.
Já em 1985 foi criada a Orquestra Sinfônica do Paraná, que tem dado vida a trilha sonora do Centro Cultural há quase 40 anos e, nestes anos, já recebeu mais de 40 maestros convidados e 200 solistas. Por último, o quarto corpo artístico do teatro, a G2 Cia. de Dança, foi criado em no fim dos anos 1990 e hoje é a única companhia pública de bailarinos masters do país..
Visitas Guiadas
E a história do espaço cultural mais conhecido do estado, segundo o DataFolha, está disponível para ser conhecida de perto. Nas segundas, quartas e sextas o Centro Cultural Teatro Guaíra abre as portas para a comunidade em visitas guiadas que levam o público a conhecer por trás das cortinas.
No roteiro que acontece entre as 14h e 16h, os visitantes sobem no palco e conhecem cada detalhe da instituição. Ainda, conhecem o memorial e todo o trabalho de preservação da história do espaço e das pessoas que o fizeram do centro o que ele é hoje, como o arquiteto Rubens Meister e o um dos maiores nomes do teatro paranaense, Armando Maranhão. As visitas são gratuitas e podem ser agendadas através do site – o processo dura menos de 5 minutos!
E se você quiser ter a experiência de viver um espetáculo na plateia do Teatro Guaíra, confira a agenda do espaço e escolha seu próximo programa cultural. Você encontra o cronograma aqui.
Serviço – Teatro Guaíra
Endereço: Rua XV de Novembro 971 – Centro (entrada administrativa)
Funcionamento: de segunda-feira a sexta, das 10h às 19h (bilheteria)
Contato: 41 3304-7900 / 3304-7999