Ficou na memória! Para encerrar a semana com um clima nostálgico, hoje relembramos alguns dos estabelecimentos que fizeram história aqui na capital. E tem restaurante de todo tipo, cafés, padarias, confeitarias, restaurantes franceses e até churrascarias. Vem com a gente nesse túnel do tempo!
Beto Batata 1999-2020
A casa especializada em batatas suíças inaugurou lá em 1999 na rua Professor Brandão, sob o comando do restauranteur Robert Amorim. Em 2004, o Beto Batata ganhou sua segunda unidade no ParkShopping Barigui.
Já em 2015 o restaurante que virou uma espécie de centro cultural no Alto da XV, recebendo dezenas de artistas contratados, teve que dar adeus a sua casa. O imóvel que recebia os talentos da capital deu lugar a um empreendimento imobiliário.
Em 2020, pouco antes do início da pandemia, no dia 23 de fevereiro, a unidade no shopping também encerrou as atividades.
Brooklyn Café 2010-2018
Depois de morarem 20 anos nos Estados Unidos, os empresários Daniel Schmitt Carvalho e Patrícia Soldati abriram em 2010 o Brooklyn Coffee Shop. No auge do sucesso, a marca chegou a ter duas unidades em Curitiba e uma em Orlando.
No cardápio as comidas remeteram a vida em Nova York, com Mac and Cheese, panquecas com maple syrup, waffles, cookies e até mimosas.

Pizza da Vicente Machado 2012-2021
Outra fachada que deixou saudade foi o famoso neon da Pizza da Vicente Machado. Apesar de ter chamado de casa 8 imóveis diferentes, é indiscutível o quanto a portinha da Vicente Machado foi emblemática.
View this post on Instagram
A famosa pizza quadrada era boa, barata e a opção perfeita para aquele lanche pós ou pré-balada. Por lá era comum os clientes se reunirem, tomarem um chope e até um quentão. No frio, cobertores eram distribuídos, tudo sem parar a festa.
Churrascão Colônia 1980-2020
40 anos de história não é para qualquer um! A primeira churrascaria de Santa Felicidade, inaugurada em 1980, fez parte da história de muitas famílias, seja nos almoços de domingo ou em casamentos, batizados e festas de debutantes.

O restaurante foi inaugurado pela família Ongaratto, e além do bom churrasco, servia massas e seu próprio buffet de saladas. Em 2020, a Churrascaria foi um dos restaurantes a fecharem as portas devido a pandemia do Covid-19.
Bar do Pasquale 1957-2019 (demolição)
Outro marco na cidade, o Bar do Pasquale foi um dos mais queridos para os que passavam pelo Passeio Público. O espaço reunia jornalistas, pensadores, músicos e os visitantes do antigo Zoológico da cidade.

O restaurante era conhecido pela sua deliciosa feijoada e as rodas de moda que aconteciam aos sábados.
Depois de demorar a conquistar sua freguesia, o Bar do Pasquale alcançou seu auge nos anos 70 e 80. Com a chegada dos anos 90, foi mudada a administração e o nome do local. Em 2019, ano de sua demolição, o espaço já tinha sido abandonado há alguns anos.
Confeitaria Schaffer 1918-1978
Com mais de um século de atividade, a Confeitaria Schaffer viveu de tudo. Em 1918, com o nome ainda de Leitaria Schaffer, o negócio tomou conta do número 420 da rua XV de Novembro.
Em 1944, com o sucesso da sua coalhada, o nome confeitaria pegou e os quitutes do espaço são lembrados até hoje pelos que a frequentavam.

Depois de sofrer o seu segundo incêndio em 1978, o então proprietário Bube Schaffer não quis retornar ao ponto e hoje no prédio funciona uma galeria com diversas lojas. Mas caso queira provar a famosa coalhada, o preparo está disponível em várias padarias da cidade, como a Aquarius, no Bacacheri, a Família Farinha, no Jardim Social, e a Confeitaria Holandesa, no Centro.
Quer saber o que acontece de saboroso na cidade? Confira aqui!
L’Entrecôte de Paris 2017-2021
Depois de 7 anos perfumando a Alameda Taunay com o melhor da comida francesa, a unidade do L’Entrcôte de Paris em Curitiba encerrou o seu funcionamento.

Originalmente, a franqueada Maria Fernanda Geara Aichne tinha interesse de reabrir a unidade em outro imóvel, a Top View disse que alguns shoppings revelaram interesse, mas até hoje o restaurante permanece fechado.
O diferencial da casa era o seu prato principal único: o entrecôte acompanhado de batatas. Além disso, as sobremesas e entradas caíram no gosto dos curitibanos, transformando o restaurante em um dos favoritos.
Bar Brahma 1999-2018
O encontro da Getúlio Vargas com a João Negrão foi sinônimo de cerveja gelada por quase 20 anos. Isso porque, por lá ficava o saudoso Bar Brahma. Com petiscos deliciosos e o copo sempre cheio, o happy hour do bar estava sempre cheio.
Entre uma final de campeonato e outra, os mais diferentes tipos de clientes se reuniam no boteco da esquina. Desde empresários até funcionários de fábricas, todo mundo era igual no Bar Brahma.

Em julho de 2018 o bar anunciou o encerramento de suas atividades, encerrando um capítulo na história da boemia curitibana. Mas, os clientes fiéis ainda conseguiram adquirir um pedaço do lugar no bazar realizado pelo antigo dono, João Guilherme Leprevost.
Alfredo’s Gallery 2012-2015
Diretamente da Itália, por 3 anos os curitibanos puderam comer um autêntico Fettuccine Alfredo. A Alfredo’s Gallery chegou à capital em 2012 e logo conquistou os amantes de massa da cidade.
O restaurante teve um bom momento, mesmo disputando com a Trattoria Barolo – outra favorita da capital. Mas no fim das contas, os menus ficaram muito similares e os fregueses preferiram o que já conheciam.

Delices de France 1997-2015
Por 18 anos a capital foi presenteada com as criações do padeiro francês François Fournier na Delices de France. A padaria que ficava no Seminário, chegou a receber uma expansão e assumir o papel de bistrô.
Infelizmente, a expansão não deu certo e ser apenas uma padaria de volta já não era uma opção. Além disso, próximo ao encerramento da operação, uma nova padaria inaugurou na mesma rua que a Delices, ofuscando ainda mais a padaria.
